Robótica

O principal objetivo da robótica educacional é promover estudo de conceitos multidisciplinares, como física, matemática, geografia, raciocínio lógico entre outros. Há variações no modo de aplicação e interação entre os alunos, estimulando a criatividade e a inteligência e promovendo a interdisciplinaridade. Usando ferramentas adequadas para realização de projetos, é possível explorar alguns aspectos de pesquisa, construção e automação.

A ideia principal é propor ao aluno o projeto e construção de um experimento investigatório e exploratório. Em feiras de ciências escolares nota-se a constante repetição de experimentos tradicionais, frutos de conhecimentos já solidificados em professores com o passar dos anos. A robótica educacional não se insere nesse modelo de repetições, pois demanda a participação do grupo de alunos na concepção e modelagem do problema e da solução. O resultado esperado é um projeto em forma de maquete que demonstre os conceitos discutidos e aprendidos em sala de aula e no cotidiano do grupo.

A robótica educacional é um meio moderno e eficiente de aplicar a teoria piagetiana em sala de aula. O aluno é levado a pensar na essência do problema, assimilando-o para, posteriormente, acomodá-lo em sua perspectiva de conhecimento. Todo o processo de construção de um experimento robótico leva à equilibração abordada por Piaget. O professor também deixa de ser o único e exclusivo provedor de informações para tornar-se o parceiro no processo de aprendizagem.

À primeira análise, robótica educacional parece somente cobrir os aspectos tecnológicos da escola. Uma reflexão mais profunda mostra que o estabelecimento de relações humanas do aluno com seus colegas e professores é estimulado com o trabalho em grupo. Diferentemente da experiência, muitas vezes solitária, de navegar na internet ou utilizar aplicativos diversos, a robótica demanda forte integração entre as pessoas presentes em uma sala de aula porque cobre vários campos do conhecimento humano.

O EAE oferece aulas de robótica educativa para os alunos desde a educação infantil até o ensino fundamental II. Procure a secretaria da escola para saber mais sobre o projeto de robótica educativa da escola.

Futsal

Além da atividade física, o futsal, promove vários benefícios ao amadurecimento social e pessoal do aluno.

Logo, entende-se que a disciplina pode exercer uma força muito positiva de estimulo a ação, pensamento e conhecimento, nas instâncias cognitivas, sociais e afetivas, isto é, em vários aspectos da vida da criança. O indivíduo, inteiramente desenvolvido através da prática de atividade física, pode levar um estilo de vida mais ativo, produtivo e saudável, pois apresenta uma relação íntegra, recomendada e segura de harmonia entre espírito, mente e corpo.

Exercitando o futsal, a criança se exercita, combate o sedentarismo e socializa-se com as outras. Exercitando o esporte, estimula-se tamanho objetivo (saber fazer), ainda trabalhando as extensões conceituais (saber) e atitudinais (ser). Trazendo como objetivo central praticar o esporte, o tamanho dos objetivos surge na pele para que todas as crianças se aproximem e pratica os esportes entre variados tipos, de brincadeira e jogos, para que possam expandir os fundamentos as bases de todos esportes. A extensão conceptual deve ser algo a mais, abordando a biografia do esporte em assunto e seu implemento de maneira correta, diante da aprendizagem em aula. Por último, necessitaremos trabalhar a dimensão atitudinal, que vai ao encontro das escolhas adotadas pelas crianças, seus valores morais e éticos, respeito aos professores e pais, entre outros.

O fator motivacional dos alunos deve ser trabalhado; o Futsal, junto da Educação Física, faz parte de um dos esportes que contribui direto no fator motivacional, além dos benefícios e acréscimo de agilidades dos indivíduos que fazem parte do ambiente social. Sendo assim, o futsal, dentro dos parâmetros escolares, desenvolve o aluno diferente do futsal fora do ambiente escolar. Entende-se que, o Futsal faz parte da cultura brasileira e que a maioria dos alunos gosta de praticar o esporte, porém, o futsal escolar não tem o propósito de criar atletas e sim formar cidadãos.

Veja o texto completo em https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/futsal-educacao-fisica-escolar

E para saber mais sobre o projeto de Futsal do EAE entre em contato com a secretaria!

Judô

Sobre a troca de faixas…

A troca de faixas para o praticante de Judô é um momento de muita alegria, onde foi atingida mais uma etapa, objetivos alcançados e sonhos realizados. A graduação, não deve ser a única busca do praticante, mas um dos motivos do reconhecimento pelo trabalho realizado dentro da modalidade. No Judô Escolar nossa busca é pela Educação, onde através dos benefícios do esporte construímos o Caráter, a melhora da Saúde e integração social dos alunos. Assim como anualmente atingimos uma nova série no ano escolar, no Judô a troca de faixas tem o mesmo significado: a conclusão de uma etapa, período e fase maturacional dos alunos. Negligenciar a graduação ao aluno é o mesmo que ratificar que o mesmo não obteve êxito, sucesso ou conclusão de uma tarefa trabalhada. Isso tem um custo? Sim! As horas que foram trabalhadas, as dificuldades ultrapassadas e a entrega dos alunos as aulas através do esforço físico, cumprimento de horários, uso de vestimenta adequada (judogui) e respeito ao professor e seus colegas. Valores que são transmitidos em todas as aulas, pois no judô escolar, diferente do esporte de rendimento onde buscamos conquistas traduzidas em medalhas, buscamos educar para vida em sociedade, em família e principalmente para as dificuldades futuras. Quando negamos isso a nossos pequenos judocas, podemos estar mandando uma mensagem negativa a tudo que foi realizado ou: “você não se esforçou, não evoluiu como aluno, não merece meu aplauso por tudo que realizou…” E pensando bem: Nós hoje trabalhamos e muito, buscamos conquistas nas nossas vidas e queremos reconhecimento financeiro, pessoal ou afetivo. E nossos filhos assim como nós procuram suas conquistas seja na escola, no judô, no inglês em tudo que fazem, mas não em troca de dinheiro ou reconhecimento por seus feitos e sim pelo nosso afeto, nosso amor e nosso carinho. É POR ISSO QUE DIGO: JUDÔ ESCOLAR UMA BRINCADEIRA SÉRIA!

Texto retirado do Facebook do Sensei Elton Fiebig.

Procure a secretaria da nossa escola para saber mais sobre o Judô EAE!

Ginástica Rítmica

A ginástica rítmica é uma modalidade desportiva que combina de balé, dança e ginástica com a utilização de vários elementos como maças, bola, fita, corda ou arco. 

Entre as atividades extraescolares mais escolhidas pelas meninas em muitas escolas se encontra a ginástica, tanto na sua modalidade de ginástica rítmica como artística. Essa disciplina olímpica desde 1984, que estimula a coordenação e a flexibilidade, sempre foi considerada um esporte de mulheres, mas o certo é que é muito recomendável tanto para os meninos como para as meninas. 

Os especialistas recomendam que para adquirir uma técnica de ginástica rítmica com um nível mais alto, a iniciação neste esporte deve ser em uma idade bem pequena. 

No entanto, primeiro se recomenda que por volta dos 4 anos, os meninos e meninas que desejem praticar a ginástica rítmica comecem com aulas de psicomotricidade ou de ginástica artística. Tanto uma como outra opção o corpo vai se preparando para começar a fazer ginástica rítmica a partir dos seis ou sete anos de idade.

Benefícios da ginástica rítmica para as crianças 

A prática da ginástica rítmica para os pequenos ajuda a: 

– Estimular a coordenação. 

– Favorecer a flexibilidade e a força muscular. 

– Corrigir más posturas. 

– Aumentar a confiança em si mesma e gerar um sentimento de segurança. 

– Promover o equilíbrio. 

– Promover a concentração. 

– Ensinar a importância do trabalho em equipe, o companheirismo e o respeito pelos outros. 

– Desenvolver o sentido da harmonia e da estética. 

Procure a secretaria para saber mais sobre a ginástica rítmica e artística do EAE!

Matrículas

Acreditamos e queremos a diversidade, o encontro e o diálogo comunicativo e interativo entre as pessoas.

Estamos abertos às mudanças e acreditamos que a escola precisa ter como meta a emancipação humana e a retomada do respeito à natureza e a todas as formas de vida.

Venha fazer parte desta grande família!

#VemSerEAE

Preencha o formulário e nós entraremos em contato com você.