Além da atividade física, o futsal, promove vários benefícios ao amadurecimento social e pessoal do aluno.

Logo, entende-se que a disciplina pode exercer uma força muito positiva de estimulo a ação, pensamento e conhecimento, nas instâncias cognitivas, sociais e afetivas, isto é, em vários aspectos da vida da criança. O indivíduo, inteiramente desenvolvido através da prática de atividade física, pode levar um estilo de vida mais ativo, produtivo e saudável, pois apresenta uma relação íntegra, recomendada e segura de harmonia entre espírito, mente e corpo.

Exercitando o futsal, a criança se exercita, combate o sedentarismo e socializa-se com as outras. Exercitando o esporte, estimula-se tamanho objetivo (saber fazer), ainda trabalhando as extensões conceituais (saber) e atitudinais (ser). Trazendo como objetivo central praticar o esporte, o tamanho dos objetivos surge na pele para que todas as crianças se aproximem e pratica os esportes entre variados tipos, de brincadeira e jogos, para que possam expandir os fundamentos as bases de todos esportes. A extensão conceptual deve ser algo a mais, abordando a biografia do esporte em assunto e seu implemento de maneira correta, diante da aprendizagem em aula. Por último, necessitaremos trabalhar a dimensão atitudinal, que vai ao encontro das escolhas adotadas pelas crianças, seus valores morais e éticos, respeito aos professores e pais, entre outros.

O fator motivacional dos alunos deve ser trabalhado; o Futsal, junto da Educação Física, faz parte de um dos esportes que contribui direto no fator motivacional, além dos benefícios e acréscimo de agilidades dos indivíduos que fazem parte do ambiente social. Sendo assim, o futsal, dentro dos parâmetros escolares, desenvolve o aluno diferente do futsal fora do ambiente escolar. Entende-se que, o Futsal faz parte da cultura brasileira e que a maioria dos alunos gosta de praticar o esporte, porém, o futsal escolar não tem o propósito de criar atletas e sim formar cidadãos.

Veja o texto completo em https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/futsal-educacao-fisica-escolar

E para saber mais sobre o projeto de Futsal do EAE entre em contato com a secretaria!